segunda-feira, 4 de junho de 2007

Meu primeiro curta

A princípio parece fácil... " são só captar algumas cenas e pronto"!
Nananinanão. O processo é um pouco mais complicado que isso.

Estou fazendo um trabalho na faculdade que envolve camêras (eeeeeee)! Comemoro porque, no primeiro ano, não podíamos executar nenhum de nossos projetos. O máximo que poderíamos fazer era um trequinho no estúdio, trequinho pré-determinado pelo professor. Agora, no segundo ano, podemos gravar na rua (eeeee) mas com a presença de um camera-man para manusear a câmera. Isso me lembra aquele comercial:

"Chirla queria sair por São Paulo para captar as cenas de seu curta, mas aceitou andar só pela Paulista."
"Tudo bem!"

É, podemos sair da faculdade, mas não do trecho pré-determinado pelo professor: Av. Paulista. Mais especificamente do trecho do que vai do número 1000 ao 1500. Temos que fazer um curta mostrando esse trecho.

Tudo começa pela parte da pré-produção do nosso gloriooooso curta. Precisamos de uma escaleta, um roteiro, um story board, pedir autorizações, ver se vai chover... Essa é a parte mais chata. É a parte em que precisamos construir nosso roteiro, e num grupo de cinco pessoas completamente distintas fica bastante difícil. Até que eu tive uma luz, uma luz advinda da idéia de um outro integrante: "Porquê não gravamos esse trecho sob um olhar diferente? Uma câmera subjetiva que representaria... Um cachorro!"
"Ah... até que é uma boa idéa!"

YES consegui!!!!! O roteiro é mais ou menos esse: Uma garota vai passear com seu cachorro no vão do Masp. Enquanto ela lê seu livrinho, adormece e seu dog foge. Nessa parte usamos uma atriz ( no caso, eu) e um cachorro disciplinado ( no caso, o meu). Eu durmo e o safado foge.
Posso dizer que fui uma ótima atriz, mas o meu dog, um poodle preto chamado Lord Darth Vader ( há, eu sou fã de Star Wars!) que atende pelo singelo "Lord" me surpreendeu. Fez tudo o que foi preciso e muito mais. Com sua bolinha amarela, andava pelo vão chamando a atenção de todas as pessoas que alí estavam. Parecia até um ator famoso!!!

Depois dessa cena com o cachorro, que durou quase 40 minutos para ser gravada, levo o ator canino para casa e vamos filmar pela paulista. Como o olhar é o de um cachorro, a câmera tem que filmar por baixo também. O camera tem que andar meio agachado segurando a câmera. Entre suas aventuras pela paulista, o "lord" cheira postes, brinca com outros cachorros, é acariciado por engraxates, corre para atravessar a rua e olha para os prédios. Tudo em preto em branco, afinal, dizem que cachorros veêm tudo em PB. A produção consistiu em pedir para as pessoas interagirem com a câmera como se fosse um cachorro. Só não funcionou para o outro cachorro que apareceu, esse achou realmente que a câmera fosse o Lord. Brincou, latiu e tentou mordê-la.

Gravamos até aí. Na quarta feira vamos fazer filmagens noturnas para registrar a paulista em um horário diferente, com luzes diferentes e pessoas diferentes. Mas o Lord continua o mesmo!

2 comentários:

Roberta disse...

Ahhhhhhhhhhh, manda parabéns pro Lord!!!!
Quero ver esse filme hein, mas tem q ser na pré-estreia. Vou tirar meu longo do armário. ;)

beijos!

ps: HAHAHAHA, a menção ao comercial foi mto boa.

Scabin disse...

hauahauahuahauahauahua... esse é o Lord!